quinta-feira, 28 de junho de 2012

Tangram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.

Este material é tão rico, que também podemos trabalhar frações. Basta pensar em nosso inteiro (o quadrado inicial) que mentalmente será dividido em 4 partes, os triângulos grandes que correspondem a 1/4 cada parte; Em seguida, eu preciso de 2 triângulos médios para completar o tamanho de um triângulo grande, 1/8 cada; E para compor um triângulo médio, eu preciso de 2 triângulos pequenos, que corresponderam a 1/16; Sendo assim, basta sobrepor meus triângulos pequenos em meu quadrado e meu losango e descobrirei que ambos ocuparão a área de um triângulo médio, 1/8 cada um.  

Diferentes atividades com sólidos geométricos

Blocos lógicos


Com este tipo de material podemos desenvolver varias atividades diferentes. Além da manipulação livre dos sólidos e criação de diferentes objetos... Podemos também, explorar as faces planas, arestas e vértices, cores e formas. 



Uma ótima brincadeira, é com a venda nos olhos, os alunos devem manusear o sólido que encontra-se em suas mãos e responder as perguntas realizadas pelo professor ou pelos colegas. Ex: Que sólido você esta segurando? Esta forma possui quantas vértices? Quantas arestas? etc.


Com as planificações em papel, podemos enfatizar, qual sólido geométrico poderá ser construído, e depois, com a ajuda dos alunos, finalizar a atividade.







Encerramento da 10ª turma de oficinas de Matemática.


Obrigada meninas pela participação em nossas oficinas!!! São professoras como vocês que fazem o nosso trabalho valer a pena!!!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Baralho Tabú (jogando com a tabuada)



Baralho Tabú

    Trata-se de um jogo de baralho confeccionado com 99 cartas, sendo 9 naipes diferentes. Que correspondem aos resultados da tabuada de 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Que devem ser jogadas de forma semelhante ao jogo de buraco comum e aberto. Pois devido a alguns testes realizados por um grupo de professoras, chegamos a conclusão de que desta maneira o jogo se torna mais atrativo e prazeroso.
O jogo só pode ser baixado sobre a mesa com o mínimo de 3 cartas e completando a sequência de 5 cartas do mesmo naipe o aluno ou a dupla ganhará 200 pontos e caso ele complete de 0 ao ultimo multiplo do naipe em questão x 10, ele completará então 500 pontos. Desta maneira será completada toda uma sequência. No jogo de buraco aberto, a cada rodada os jogadores na sua vez, podem comprar no monte ou na mesa, mesmo que não desejem baixar um jogo.

Agradecimento especial a Professora Bete pela contribuição (Blog Está precisando de ideia??? Eureka!!!)

Trabalhando divisão com cálculo mental



Trilha do Resto

     Neste jogo de trilha, jogamos com apenas um dado. E o número sorteado no dado será o divisor do número que está na trilha (dividendo). Caso a operação deixe resto, será o número de casas a andar sobre a trilha, caso a divisão seja exata, o jogador não andará.
Exemplo: Início 25 : 2 = 12 resto 1 (o jogador andará apenas 1 casa na trilha).

Trabalhando com adição e subtração ao mesmo tempo



Jogo: Para frente ou para trás.

     Neste jogo utilizamos uma trilha numérica simples, em que o professor poderá deixar os espaços dos números em branco para solicitar aos alunos que completem o tabuleiro. É uma maneira de trabalhar sequência numérica, sem com isto, cobrar do aluno que escreva de 1 a 30. Após o preparo do tabuleiro, vamos necessitar de fichas ou piões suficientes um para cada aluno que irá participar e dois dados de cores diferentes. Onde previamente estabeleceremos que o dado (azul) o aluno joga andando para frente e o dado (vermelho), o aluno volta as casas com sua peça, andando para trás. Os dois dados são jogados simultaneamente, e o aluno vai andando para frente e para trás, sem perceber ele acaba somando e subtraindo os valores sorteados nos dados de acordo com os números estampados na trilha.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Encerramento das oficinas do 1º semestre

Estamos encerrando o 3º ciclo de oficinas do primeiro semestre.
Obrigada a todos que participaram conosco!!!







quinta-feira, 14 de junho de 2012

Jogo de argolas



·         Jogo das argolas

Material necessário
Tampinhas ou caixinhas de fósforo numeradas;
Argolas feitas com garrafa pet.
Dica: Caso seja utilizada garrafa pet transparente, decorar com fita colorida para distingui-la no chão.
Desenvolvimento:
Distribuir ao grupo de alunos as argolas que deverão ser jogadas nas tampinhas numeradas e seus pontos somados para descobrir quem ganhará o jogo. Outra sugestão seria multiplicar os pontos obtidos, ou subtrair o número maior pelo menor a ser obtido.

Trabalhando com números naturais


  • Diferentes maneiras de formar números para serem trabalhados


Com este tabuleiro, o aluno poderá jogar as fichas para formar um número para ser trabalhado em questões de aula. Podendo ser questionado ao grupo, quem conseguiu formar o maior número, o menor, etc.












Com diferentes fichas, os alunos podem organizá-las a fim de formar diferentes números.

JOGOS DE TRILHA





 


São ferramentas muito úteis para trabalhar sequência numérica, e após, pode ser utilizada como atividade de revisão, onde a cada rodada pode haver uma casa para propor uma pergunta secreta. Além de que podem ser questionados por números pares e ímpares, o maior e o menos número do jogo.

Reta numérica




Material necessário:
Fica a critério do professor. Desde que sequencie os números de maneira que não dificulte o aluno a saltar paralelamente a reta com uma distancia muito grande (na foto foram utilizadas folhas de revista e números em papel ofício).
1 dado grande.
Desenvolvimento:
               Nesta reta é possível trabalhar vários itens como a própria sequencia dos números, números pares e impares e operações.
Adição – Joga-se o dado e o aluno vai saltando o numero de casas correspondente ao sorteado.
Ex: 5 - o aluno deverá se encaminhar para o número 5 da reta numérica, joga-se o dado novamente, 2 – o aluno avança mais 2 números e lhe é questionado, em que número você esta agora? Por quê? Espera-se como resposta que ele diga 7 devido ele somar, juntar, 5 mais 2. 

Trabalhando sequência numérica


  • Liga pontos
   
Atividade simples, mas que pode ser sempre ajustada à realidade dos alunos, a figuras mais atraentes como formas geométricas, etc.
Variação sugerida:
               Cada aluno deverá representar um ponto do liga pontos previamente determinado pela professora, e a sua ordem, eles vão jogando um rolo de barbante para os amigos de acordo com a sequência numérica, e segurando a ponta do barbante que lhe foi jogado. Formando a figura em questão.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bingo nas aulas de matemática



  
O jogo de bingo pode e deve ser utilizado como ferramenta pedagógica, pois traz consigo um conhecimento prévio de mundo do qual os alunos já participam.
Variações sugeridas:
               Cantar as pedras dizendo o número de dezenas e unidades sorteadas (Ex: 2 dezenas e 5 unidades), e o aluno deverá identificar em sua cartela o número sorteado.
  • Bingo de sequência numérica
               Confeccionar cartelas com números ausentes que sugerem sequência numérica.
               Ex:
17

19

29

32

34
              
               Cantar operações simples cujo resultado será encontrado na cartela de bingo, ou cantar o resultado e uma possível operação para este resultado estar impresso na cartela. 

Atividade de sequência numérica


  • Onde eu colo as minhas fichas?



  
Material necessário:
               Uma malha quadriculada em tamanho proporcional as fichas previamente numeradas.
Desenvolvimento:
               Ordenar as fichas numeradas sobre a malha quadriculada a fim de tentar formar uma figura.

Trabalhando soma simples de maneira divertida


  • Jogo das 7 cobras
Material necessário:
               Papel, lápis e 2 dados.
Desenvolvimento:
               Cada aluno deverá anotar em sua folha números de 2 a 12. Cada um na sua vez joga os dados e soma o número que saiu, marca o resultado em sua folha de papel. Caso o resultado seja 7 ele deverá desenhar uma cobra. Se ele chegar a desenhar 7 cobras, é eliminado do jogo, caso ele consiga formar ao menos uma vez todos os resultados, será o vencedor.

Jogo recreativo


  • Jogo do Número oculto
Material necessário:
Papel e lápis.
Desenvolvimento:
               Cada grupo ou dupla de crianças deverá pensar em um número compreendido entre 1 a 10, outro de 11 a 20, etc. Como seja da vontade do professor. E a cada número pensado, cada aluno deverá anotar em sua folha de papel de forma que os outros não possam ver. A cada rodada, são questionados sobre o número que escolheram, ganha ponto quem escolheu o maior. (Observação: Esta atividade deixará de ser interessante quando os alunos perceberem que podem escolher sempre os números mais altos para ganhar. Cabe ao professor fazer adaptações necessárias).

Diferentes jogos com o mesmo material


  • Jogos da Memória, Mico e Tapão ou Bafo
Podem ser confeccionados com diversos materiais, a fim de desenvolver a atenção e a percepção dos alunos. Podendo recorrer a duas sequencias do meu jogo maior leva para brincar, figuras, quantidades e numerais, etc.



   
Desenvolvimento:
Jogo da Memória: Memorizar onde esta escondida o par de minha carta, contando somente com duas chances de virar as cartas para acertar.
Jogo do Mico: Embaralha-se as cartas/ fichas e esconde-se uma sem saber qual. Cada participante vai formar as duplas de acordo com suas cartas, ao final, cada participante expõe suas cartas viradas para baixo, para o colega comprar uma e tentar formar o par. Vão formando os pares e tirando de jogo estas cartas/fichas. Ate que sobre somente a carta que faz par com a que ficou escondida. O aluno que estiver por ultimo com esta carta, deverá pagar o mico.
Tapão ou Bafo: Empilha-se todas as cartas viradas para baixo em um único monte, de maneira que não se saiba sua sequencia. Cada aluno na sua vez terá a chance de dar um tapão no monte de maneira que as cartas que ele conseguir que caiam viradas para cima lhe pertencem. Ganha o aluno que conseguir o maior número de pontos ou cartas.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Jogo "Maior leva"


Material necessário:
40 fichas numeradas de 1 a 10 e quantificadas.
Desenvolvimento:
               Embaralhar as fichas e dividi-las entre os alunos participantes  (duplas, trios, etc), de maneira que a cada ficha jogada, leva o monte formado o aluno que tiver posto a maior carta. Ganha quem levar o maior número de fichas.
Neste jogo também pode ser utilizado as cartas de 1 baralho, retirando-se as cartas de reis, valete e dama.

Quadro Valor Lugar (QVL) e material de contagem


 

  
Material que pode ser confeccionado da maneira que melhor convir ao professor, mas que possui uma grande importância para desmistificar a questão do lugar que o algarismo ocupa, porém, esta abordagem jamais deve representar algo mecânico e tão pouco ser o único recurso utilizado pelo professor para ensinar.
Como instrumento de apoio, sugiro utilizar palitos de picolé, canudinhos, lápis de cor dos alunos, ou o próprio material dourado, para que eles percebam a construção da dezena e que 10 dezenas formam 1 centena. Após o aluno já haver se apropriado de tal conhecimento, partir para as trocas, onde os palitos coloridos representam valores referentes a dezena e a centena (isto evitara o acumulo de palitos e possível escassez do material, mas lembrando, somente seguir com a troca, após boa parte dos alunos já conseguirem associar que o palito colorido possui o mesmo valor que 10 amarradinhos de 10 cada um (1 centena).





  
  • Este troca-troca também pode ser realizado com fichas coloridas

Trabalhando ordenação numérica


  • Construção numérica e ordenação

Material necessário:
Fichas numeradas de 1 a 9;
12 fichas em branco para cada dupla ou aluno.
Desenvolvimento:
               Para cada aluno ou dupla, distribuir 3 fichas numeradas e 12 fichas em branco. Pedir para que formem novos números a partir das fichas numeradas, sem repetições dos mesmos, com dois e três digitos.
Ex: 3 – 6 - 7  (fichas numeradas da dupla)
Combinações: 367 – 376 – 763 – 736 – 673 – 637 – 37 – 36 – 73 – 76 – 67 – 63
               Após esta etapa de realização, pedir para que ordenem as fichas (ex: ordem crescente ou decrescente); Podendo ser cada dupla ordenando a sua sequencia primeiro, todos juntos ordenando todas as fichas construídas, etc.
Com esta atividade convém reforçar também a ideia de centena, dezena e unidade, utilizar o Quadro Valor Lugar. Lembrar que o número, ex: 367 possui 367 unidades, 36 dezenas e que o algarismo que ocupa o lugar da centena é o 3, o da dezena é o 6 e da unidade é o 7.

Notícias do Pró-Letramento 2012

Novidades!!!!

Está previsto para o próximo semestre, nova turma do Pró-Letramento em Itaguaí.


Professores, estejam atentos!!!!