Material que pode ser
confeccionado da maneira que melhor convir ao professor, mas que possui uma
grande importância para desmistificar a questão do lugar que o algarismo ocupa,
porém, esta abordagem jamais deve representar algo mecânico e tão pouco ser o
único recurso utilizado pelo professor para ensinar.
Como instrumento de apoio, sugiro
utilizar palitos de picolé, canudinhos, lápis de cor dos alunos, ou o próprio
material dourado, para que eles percebam a construção da dezena e que 10
dezenas formam 1 centena. Após o aluno já haver se apropriado de tal
conhecimento, partir para as trocas, onde os palitos coloridos representam
valores referentes a dezena e a centena (isto evitara o acumulo de palitos e
possível escassez do material, mas lembrando, somente seguir com a troca, após
boa parte dos alunos já conseguirem associar que o palito colorido possui o mesmo
valor que 10 amarradinhos de 10 cada um (1 centena).
- Este troca-troca também pode ser realizado com fichas coloridas
Nenhum comentário:
Postar um comentário